quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

um ciclo que chega amanha ao fim...

...foram 28 anos de dedicação, abdicações, sucessos [muitos], chatices e cansaço, entrega extrema e predisposição total, muitas certezas, algumas dúvidas, da marechal gomes da costa para miraflores... foram 28 anos que tornaram também a W tema de conversa invariáveis vezes cá por casa... foram 28 anos de prosseguir o caminho, anteriormente iniciado, para poder vencer... e foram 28 anos onde, naquela casa, sorriste, abraçaste, deste, riste-te, choraste, desesperaste e acalmaste, lutaste e venceste. Porque também é aquela uma tua casa, com o teu work addict [que herdei, de ti]... Porque também a transformaste em algo melhor. Porque também vestiste a camisola [ainda que nalguns dias - poucos - não te tenha apetecido]. Esta corrida chegou ao fim, e foi tão rápida e deixaste a tua marca, assinalável. A partida duma outra já desponta no teu horizonte. E é um horizonte brilhante , imensurável, imprescíndivel... Como tu, Pappi!

Deixo-te um pensamento de Bertold Brecht:

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis.


Foste e és dos que continuam a lutar.
Com o amor que tenho por ti, que é tanto, mas tanto...
Ana

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pollock

one
hoje celebra-se o 97º aniversário de J. Pollock. www.jacksonpollock.org
a coragem q rompeu dogmas
.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

manifesto a um país viciadamente indolente

enquanto imperar o preconceito que cega a razão... enquanto imperar o verdadeiro elogio ao compadrio ao invés do mérito... enquanto imperarem decisões que por e para meia dúzia dos mesmos são criadas e instituidas... enquanto os cegos de poder atropelarem tudo e todos... enquanto não se reconhecerem e encorajarem quem com mérito e por mérito trilha o seu caminho... e vence, lá fora.... enquanto as disparidades forem cada dia mais extremistas... enquanto não se puder acreditar... enquanto não se puder sonhar... lamento, mas este é um país que não é o meu.

farta deste antro de mentes tacanhas mascaradas de poder.
não vejo a hora de ir embora.

sim, é com revolta exacerbada que estas linhas surgiram.

.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

... duma realidade amorfa, sem nexo ou pragmatismo, dos dias que a moldam, cada vez mais detalhadamente, surge o sentimento, cada vez mais vincado de que, em muito breve, surgirão o nexo e pragmatismo abstidos no início... quando falo do domínio dos sonhos, podia escrever durante horas... E durante horas descobrir um sonho novo... Já até pensei fazer uma lista dos sonhos, confesso e acho que nunca a iria concluir... E este - o sonho - que me está nas mãos, é demasiado precioso para o deixar ir... Quero tanto isto!!!!!! Dou tudo ao que[m] me entrego... Dou tudo na luta... Mais uma vez, dou tudo. Por este. E pelo que se segue. Não largo paixões. Nem as vontades. Ainda muito menos os sonhos.

.




transmitido através do blog da minhoca

forte o suficiente para não deixar ninguém indiferente...

.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

há que esgotar todas as hipóteses.

Aprendi, com o tempo e com as vicissitudes da vida, que almejar por uma coisa é também penar durante os entretantos. Inscrita no Inov ART, hoje entreguei os papeis [once again] para Da Vinci. Não é presunção minha, mas a cada dia que passa, sinto que o meu lugar é lá fora. Não sei onde, mas calculo. É continuar um ciclo que fará parte de mim [sempre] e que, dalguma maneira, foi interrompido por causas maiores! Sei que ultimamente cresce em mim uma vontade sobrenatural de voltar à holanda. who knows?... Sei que agora essa caminhada é antecedida duma outra, essencial.
hoje, especialmente hoje, estou com a energia que me moveu durante esse tempo, de há um ano atrás. Mais que energia, a confiança que me faz continuar a querer tanto isto. Sempre que a paixão nos mover, a chegada levar-nos-á, sempre, onde queremos.

.

domingo, 18 de janeiro de 2009

inov - ART

acabei de me inscrever num programa de estágios internacionais remunerados através do inov-ART... Há que fazer pela vida, let's get it on, e eu estou a fazer pela minha. Esperando os melhores resultados! Os que me fazem acreditar e sonhar. Londres - NL - Berlim - NY... Estes destinos, qq um, far-me-iam sonhar... E apaixonar-me outra vez pela razão que me move - a da paixão. Sempre.
das próximas vezes em amesterdão [aquela cidade vive em mim], não vou perder este lugarzinho bom. why not?.. panama*


.

de tempos atrás.

...Invariavelmente, e de tempos a tempos, assolam-me sentimentos que deambulam entre a vergonha e o arrependimento. Duma distância que, consciente ou inconscientemente, induzi em relação a um determinado universo numa determinada altura, deixei que as coisas passassem... Incólumes, sem que agisse de forma que pudesse, novamente, fazer parte delas. Magoa-me isto, sabem. Ainda, sim. São as partidas e os regressos que acontecem, com todos. De forma mais ou menos profunda e drástica. Que acontecem, sim, para percebermos, mais tarde, o que restou. E às vezes é tanto. Outras, "pó, cinza, nada".


.

let's get it on mood...:P



e esta versão está qualquer coisa... marvin gaye devia aplaudir, de pé. grande performance de candy dulfer no saxofone, grande voz de roger happel.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

caiu-se no rídiculo de plagiar...


PERFIS das redes, ditas, sociais [vulgo hi5, face book, my space, etc...]..eis as provas destes dois perfis [um deles é o meu - o laranja] o outro [em plágio], é doutra pessoa que - pasmem-se - eu conheço. Foi um texto que escrevi à cerca de mim, do que sou e amo. Não é nada demais, mas já se chegou ao cúmulo de plagiar perfis de redes sociais e, também, a mesma lista de filmes, mas julgando as pessoas por parvas, mudou determinada ordem, mas acabou da mesma maneira. [é que ninguém nota nada!!!] É ridícula esta situação. Não é ser mesquinha, até porque isto não me afecta. Apenas estou estupefacta até onde chega a má indole e postura de determinadas pessoas. Até numa coisa irrisória, como é o caso. Qualquer semelhança com o original NÂO é pura coincidência.
Que esta pessoa não se cruze comigo em circunstâncias profissionais. Nem tente.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

...

corroi-me a alma a inexistência de deontologia entre pares [e que não o sejam]. Plágio é daquelas coisas que me exaltam sobremaneira. Em grande ou pequena escala. Nas maiores ou menores coisas. 10 palavras ou um livro inteiro. 10 linhas ou um projecto inteiro. Um passo na criatividade. Ou o processo inteiro. Não admito. Nem tenho em consideração quem o perpetra.


.

domingo, 11 de janeiro de 2009

...

já vos disse que gosto imenso dos dias de sol e com um frio que nos congela? pois é, gosto tanto!






.

no braço de prata, ontem, foi assim

Amor sem medo (Watanabe Teppe) - Kasutera Live



Portugália (Watanabe Teppe) - Kasutera Live



dizer que foi brilhante, é dizer muito pouco. Kasutera, um duo entre Watanabe Teppe e Miguel Leiria [que já o tinha visto na LXfactory, no projecto com o José Peixoto num registo de Jazz], influências improváveis que misturam bossa nova e música tradicional japonesa. E cada partitura tocada transportava-nos para algum lugar... Fecharam com chave de ouro, com interpretação de Verdes Anos do mestre Carlos Paredes. Pelos lados do Braço de Prata, respirou-se cultura. Da que vale a pena e não é de fachada. o motivo que me faz voltar lá, sempre.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

dia cheio

hoje acordei e tive frio quando saí à rua... hoje cantei em alto e bom som broken strings enquanto ia para o atelier... hoje não me chateei no trânsito... hoje apreciei a bola de fogo que estava suspensa neste céu e pensei "magnífico"... hoje, e já é sexta, ainda não li a visão nem a sábado... hoje soube que é possível fazerem-se elevadores de 1x1 metro... hoje apreciei o almoço junto ao rio na portugália com o frio gélido lá fora e o calorzinho do sol a confortar-me através do vidro... hoje ri até me doer a barriga e disse disparates... hoje tentei perceber do que é feita a parte dourada do museu do oriente... hoje fui frontal... hoje sei que alguém não deve ter gostado disso... hoje canalizei e objectivou-se o tema da minha tese... hoje falei de projectos e sonhos... hoje chateei-me a sério... hoje perdi a paciência para certas coisas que se vêem arrastando e que não são do meu campeonato... hoje vi pessoas que não via há um tempo... hoje fiquei feliz por isso... hoje despedi-me da sílvia que vai voltar para a sua jornada para manchester... hoje andei com a energia nos píncaros...e hoje estou estoirada... até amanha.

domingo, 4 de janeiro de 2009

um dia de atraso...





Metade
Oswaldo Montenegro



Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
Mas a outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é a platéia
A outra metade é a canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.


as palavras não são minhas, mas foste tu que mas deste a conhecer... sempre te imagino a dizê-las, com essa tua exacerbada paixão ao que te entregas... da densidade dos laços e do tamanho dos sentimentos.
Parabéns maninho, a ti, o melhor.
Beijinhos grandes